sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pisco: Primo fortão da caipirinha


Entre nossos vizinhos latinos e o vizinho do vizinho Chile, o Pisco é um dos drinks mais tomados nos bares e uma espécie de cartão postal do álcool.
Então, o Tulipa Furada vai fazer um especial só deles, com direito a receitinha! U-hul!

Dentre as curiosidades, está que o Chile e o Peru brigam pela paternidade da criança (filho famoso, não falta pai!). Como ainda não fui ao Peru, vou falar de como se saboreia tal riqueza na Argentina e Chile, pois há diferença.

Os chilenos gosta de uma versão gelada, porém sem espuma da clara de ovo, realçando o sabor do limão e álcool. É muito fácil encontrar nos supermercados e pode-se levar na bagagem. Os mais sortudos conseguem a bebida, estilo sour (limão), numa garrafa em formato de Moai (foto), dizem que no supermercado Jumbo, em Santiago, vende. Mas, como não fui lá, só consegui a minha no Freeshop da Argentina por uns 20 dóllares.
Nos mercados comuns, pode-se encontrar Psico (ops pisco) de limão, de Pina (abacaxi) e até de chirimoya, uma fruta adocicado e eleito o melhor pisco. é muito mais barato do que no freeshop.


Nos bares do Chile, serve-se geladinho e com uma borda de sal. Encontrei mais o sabor limão, embora o Chirimoya seja incrível! Atenção, pega muito rápido apesar de ser refrescante!

Porém, a Argentina faz à moda peruana e há claras batidas, com canela em cima, um pouco mais diferente do nosso paladar. E sensação de que é mais forte, não sei!
Ah, a receitinha pode ser lida aqui - Tentem em casa!

É conforme a receita que é servido no Peru. Acredito que haja também os sabores chirimoya, abacaxi (pina) e até de Lúcuma, outra fruta típica da região, que segundo o blogueiro e jornalista Bruno Eduardo, é bem doce, gostosa e vitaminada! Tudo de bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário