sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pisco: Primo fortão da caipirinha


Entre nossos vizinhos latinos e o vizinho do vizinho Chile, o Pisco é um dos drinks mais tomados nos bares e uma espécie de cartão postal do álcool.
Então, o Tulipa Furada vai fazer um especial só deles, com direito a receitinha! U-hul!

Dentre as curiosidades, está que o Chile e o Peru brigam pela paternidade da criança (filho famoso, não falta pai!). Como ainda não fui ao Peru, vou falar de como se saboreia tal riqueza na Argentina e Chile, pois há diferença.

Os chilenos gosta de uma versão gelada, porém sem espuma da clara de ovo, realçando o sabor do limão e álcool. É muito fácil encontrar nos supermercados e pode-se levar na bagagem. Os mais sortudos conseguem a bebida, estilo sour (limão), numa garrafa em formato de Moai (foto), dizem que no supermercado Jumbo, em Santiago, vende. Mas, como não fui lá, só consegui a minha no Freeshop da Argentina por uns 20 dóllares.
Nos mercados comuns, pode-se encontrar Psico (ops pisco) de limão, de Pina (abacaxi) e até de chirimoya, uma fruta adocicado e eleito o melhor pisco. é muito mais barato do que no freeshop.


Nos bares do Chile, serve-se geladinho e com uma borda de sal. Encontrei mais o sabor limão, embora o Chirimoya seja incrível! Atenção, pega muito rápido apesar de ser refrescante!

Porém, a Argentina faz à moda peruana e há claras batidas, com canela em cima, um pouco mais diferente do nosso paladar. E sensação de que é mais forte, não sei!
Ah, a receitinha pode ser lida aqui - Tentem em casa!

É conforme a receita que é servido no Peru. Acredito que haja também os sabores chirimoya, abacaxi (pina) e até de Lúcuma, outra fruta típica da região, que segundo o blogueiro e jornalista Bruno Eduardo, é bem doce, gostosa e vitaminada! Tudo de bom!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Especial Argentina: Boliches e tragos, quer dizer boates e drinks


Enquanto cariocas e paulistas ficam discutindo se é melhor falar ir à night ou à balada, argentinos mandam ver nos boliches,. Sim, assim que são chamadas as casas noturnas por lá, a maioria que são boas são GLS. Fomos ao Barney´s, no bairro da Recoleta, e depois descobrimos que era uma bairro de prostituição à noite hahahah
Mas, a Barney's só deu menores de 21 anos. Lá, a noite começa tarde, umas 2h da matina e termina pontualmente às 5h. Sem esticadinha para bar, pois lá é proibido vender bebidas alcóolicas em bares e restaurantes das 5h às 10h.
É mais em conta beber vodka com speed (energético muito comum no local) do que cerveja. A Vodka deles pega bem que eu nem lembro o nome dela. É boa e barata, dependendo da boate!
Lá também é muito comum beber drinks, lá chamados de tragos en vasos, em recipientes de a partir de 350 ml. Parece que em algumas cidades, é até proibido passar desta medida, mas no Braney's "el vaso" era maior que a lixeira da minha pia! Estes drinks, o bacana é dividir!!
Cinzano é outra bebida que faz sucesso por lá misturado com frutas! Ainda há uma festa grátis, a festa da lua cheia, que dizem que é bem badalada, mas é só uma vez por mês.
Ainda vou separar um tópico para falar de pisco, que também é bem recomendado!
Não há moleza de ambulantes vendendo drinks na fila. Então, não marque pré-night na porta, pois as coisas são diferentes.
Boa parte das boates boas ficam no bairro Palermo Hollywood, algumas são GLS, mas tem muito hétero para os mais preocupados. Fico devendo dar mais detalhes, pois não fui em nenhuma.
No local, há bares com cadeiras estilo as de cinema e cerveja Heineken, porém, a maioria não autoriza a permanência de menores de 18 anos, inclusive, nas mesas que ficam na calçada. Perto dali, há lanchonetes que vendem cervejas e sanduíches variados que aí pode-se aproveitar caso esteja com menor de idade.
Favor, só não beber demais por lá e pegar o ônibus sentido "Quilmes". Não te levará até a cerveja, ok?
Abraços,