quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 - guia para o Brasil

Parabéns ao Brasil que está vendo o Tropa de Elite 2 e, sinceramente, certamente boiando se você não é do Rio. O filme é muito mais do que uma crítica qualquer à corrupção. Aborda algo específico e o Tulipa Furada "traduz" quem são os personagens inspirados na vida real carioca.

Fortunato (André Mattos)- Apresentador fanfarrão é inspirado no apresentador da Record e deputado Wagner Montes, porém, é um mix do Wagner Montes (aquele do show de calouros, sim!) com o ex-deputado e chefe da Polícia Civil Álvaro Lins. Sim, o jeito fanfarrão é do Wagner Montes, mas a ligação comprovada com a milícia é do Álvaro Lins, que está preso. Se o apresentador também tem ligação com a milícia, só o tempo dirá! Mas, até então, o apresentador da Record atuou bem na CPI das Milícias.

Fraga (Irandhir Santos)- Inspiradíssimo no deputado estadual do Rio Marcelo Freixo, que muito lutou para abrir a CPI das milícias. Ele foi ameaçado de morte, mas, até então, não houve um atentado como do filme. Está sob proteção policial e foi reeleito. Um dia, vocês ainda vão vê-lo em Brasília!

Jornalista Clara (Tainá Müller) - Ela representa uma jornalista, que com a equipe, foi sequestrada na favela do Batam, na Zona Oeste carioca. Felizmente, todos foram liberados com vida, mas torturados por horas. Hoje, toda a equipe está em segurança e os nomes não serão revelados para preservá-los.

Governador Angelino - Inspirado em Garotinho, que estava è frente do poder da Guanabara quando o escândalo estourou. Ah, na época da rebelião do presídio, 11 de setembro de 2002, era a Benedita interina.

Beira-Mar (Seu Jorge) - Precisava falar? Considerado um dos mais periogosos traficantes. Pior que ele... só um filho político de ex-presidente. Uai risos. A má notícia é que ele está vivo.

Secretário de Segurança - Não é o Álvaro Lins e, sim, inspirado em Marcelo Itagiba que também foi investigado. Só que está solto e ainda tentou ser deputado federal novamente, sem sucesso desta vez!

Editor-chefe do jornal - Tá certo que o jornal da equipe que foi torturada tem grande influência do governador, mas quando isso estourou, a postura foi de denúncia, diferente do que retrataram no filme. Falaram, inclusive, do curral eleitoral formado na comunidade e todos ficaram bem mobilizados com o desaparecimento.

Favela ocupada pela milícia (primeira) - Rio das Pedras e até hoje... está nesta situação!

Um brinde a quem tem coragem!

Desce dois chope e racha um ovo

As contas que eu faço não prestam! Sou jornalista e daquela que puxa calculadora para tudo.
Mas, o Galeto Mania, da Cobal Humaitá, consegue ser pior. Se você pede um galeto carioca para duas pessoas, tem direito a um ovo. Como assim? Para duas pessoas, um ovo. Entenderam a lógica? Você ainda tem que reclamar por uma conta que até Humanas faz!

E para trazer a máquina do débito/cartão, mas demora! Aproveitei o tempo em que fiquei de "molho" para pensar: Para duas pessoas, um ovo.

Sinceramente, não engoli!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para forrar o estômago e torrar a paciência

Com promessa de ser um grande atrativo da night de Ipanema, a lanchonete Necta, na Rua Famr de Amoedo,já ensaia dores de cabeças para seus clientes. Além do Visa e derivados (como visa tiquetes) viverem fora do ar, simplesmente é comum os garçons não atenderem às mesas, pois estão... conversando!

O freguês, coitado, tem que voltar às lanchonetes pés sujos, pois lá, pelo menos, notam nossa presença!

Bruxa solta no Humaitá

É bar em obra, bar que funciona, agora, parcialmente e, por último, nem a grande marca Devassa salvou bar vizinho da Cobal!
É, o Devassa, na Voluntários da Pátria fechou as portas com direito à cobertura da fachada.

Menos uma opção para segurar o calorão!