sexta-feira, 8 de abril de 2011

Álcool está no DNA

Parece que álcool é mesmo coisa de DNA. E ai, quem nasceu para isso?

Fonte: Uol

Cientistas identificaram um gene que parece ter papel na regulação na quantidade de álcool que uma pessoa bebe. Eles dizem que a descoberta poderia ajudar na busca por tratamentos mais eficazes contra o alcoolismo. 


Em um estudo com mais de 47 mil voluntários, uma equipe internacional de cientistas descobriu que pessoas que possuem uma rara variante de gene chamado de AUTS2 bebem em média 5 por cento menos álcool do que as com a variante mais comum. 


O gene AUTS2, também conhecido como "candidato 2 de suscetibilidade ao autismo", havia sido previamente relacionado ao autismo e à desordem de hiperatividade do déficit de atenção (ADHD), mas sua função real não está clara, disseram os pesquisadores. 


"Claro que há uma porção de fatores que afetam o quanto de álcool uma pessoa bebe, mas nós sabemos que os genes desempenham um papel importante", disse Paul Elliott, do Imperial College de Londres, que integrou a equipe do estudo. 


"A diferença que este gene particular produz é somente pequena, mas ao encontrá-la abrimos uma nova era de pesquisa." 

Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, de Londres, disse que a combinação de estudos genéticos e dados comportamentais deve ajudar os cientistas a compreender melhor as bases biológicas dos motivos pelos quais as pessoas bebem, algumas delas em excesso. 



"Este é um primeiro passo importante em direção ao desenvolvimento da prevenção e tratamentos de abuso e dependência de álcool", disse ele. 


No estudo, publicado na revista da National Academy of Sciences (PNAS), a equipe analisou amostras de DNA de 26 mil voluntários em busca de genes que parecem afetar o consumo de álcool e depois checou suas descobertas em outras 21 mil pessoas. 

Em uma parte da pesquisa, depois de identificar o AUTS2, os cientistas analisaram o quanto o gene era ativo em amostras de tecidos do cérebro. Eles descobriram, então, que as pessoas com a variante do gene relacionada ao menor consumo de álcool tinham uma atividade maior no gene. 

Bares da Voluntários, em Botafogo, rodam

A Prefeitura baixou nos bares de Botafogo por conta do barulho, que estaria incomodando a vizinhança, e pelas cadeiras que ficam na calçada. 

Para ler mais, clique aqui (fonte O Globo)

Bar Lagoa comprova sua fama

A história de que o Bar Lagoa só tem garçom que trata mal o cliente pode ser verdade. Eles me aprontaram uma que beirou ao constrangimento. 

Do nada, um garçom mandou nós trocarmos de mesa, sem motivo nenhum! O bar não estava cheio e nem nada e já estavámos até consumindo. BAR-baridade total! 

E sobre a fama, a fama!! Toda vez, alguém me pergunta sobre o Bar Lagoa e falam logo que os clientes são maus tratados. Até fomos outras vezes antes, sem nenhum incidente, mas este foi demais!!