segunda-feira, 7 de março de 2011

Ciência alerta sobre bebida de pior ressaca

Segundo a revista Galileu, as bebidas que mais causam ressaca, em ordem decrescente, são: conhaque, vinho tinto, uísque, vodca, gim, álcool puro, cerveja.
Ainda segunda a publicação, "as três primeiras estão na categoria de bebidas que, ao serem metabolizadas em nosso corpo, podem formar uma substância muito tóxica chamada formaldeído, que em altas quantidades pode provocar cegueira e até a morte.

Já a vodca e o gim são feitas à base de álcool (etanol) puro. Metabolizadas, elas formam o acetaldeído, que agride as mucosas intestinais, provocam desidratação e dor de cabeça — o conjunto de sintomas conhecidos como ressaca — mas de forma mais branda que as bebidas escuras.

"A cerveja, por conter mais água, causa uma ressaca mais branda em comparação com outras bebidas alcoólicas", afirma o médico fisiologista Renato Romani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas, em grandes quantidades, também deixa aquele gosto de cabo de guarda-chuva."

Nota do Blog: Ih, esqueceram de incluir Pisco e caipirinha, que daria uma amenizada neste efeito e, segundo MaryVod, vira fermentada com açúcar.

Bom, Carnaval está aí e vamos ficar esperto para render até quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário